Como criei meu site sem saber (quase) nada sobre o assunto

Rabiscos esquematizados coloridos de páginas de sites

Fala a verdade, quem não quer ter o próprio site? É muito chique poder dizer para alguém procurar tal coisa em rafaelisidoro.com. Soa profissional. Dá até um arrepio.

Eu comecei a cultivar a ideia de ter meu cantinho na internet depois de ler o Mostre o Seu Trabalho do Austin Kleon. Nele o autor fala muito sobre a importância de ter o seu espaço e fazer as coisas do seu jeito sem depender de algoritmos que mudam sem avisar (alô Instagram/TikTok/Facebook). Aliás, eu recomendo muito a trilogia do Roube Como um Artista. Eu aprendi tanto com ela! Bom, mas isso é papo para outra hora. Vamos falar sobre sites.

Antes de mais nada, um soco

Eu não vou mentir para você: não vai ser fácil. “Ah, mas eu vejo vários sites/plataformas dizendo que você cria um site um poucos minutos”. Verdade. Mas você já foi ver o resultado? Uma coisa padronizada e que parece ter sido feita no atacado. Eu não queria isso, queria algo com a minha cara, do meu jeito. Então por isso, não optei por essa opção rápida. Se é o que você procura, vai fundo! O importante é funcionar para você.

Bom, eu queria algo meu, que refletisse meu estilo. Então comecei a pesquisar. Grava bem essa palavra, pois ela vai ser sua melhor amiga nesse processo. Você vai ler tanto, mas tanto, que vai se perder no meio da quantidade de abas abertas no navegador. Mas calma, se eu consegui, você consegue. Mas não vou passar pano, vai dar trabalho.

É bom deixar claro também que estou compartilhando como foi minha experiência ao criar o meu site. Tem alguma forma mais otimizada por aí? Bem provável. Além disso, optei por um serviço pago para ter mais flexibilidade e controle do domínio. Não tenho certeza de como as coisas funcionariam para fazer um site gratuito.

Depois do soco, um refresco

Apesar do trabalho, existe MUITO material bom na internet pra te ajudar. Eu vou deixar algumas indicações nesse texto que funcionaram para mim. Adapte ao seu contexto.

Além disso, esse texto pode te ajudar como um guia do que você precisa fazer para criar seu site do zero em 4 passos. Você está pronte para começar?

1 - Qual será o seu domínio?

Essa é o primeiro passo. O domínio funciona como um cartão de visitas. É seu endereço na internet. Você pode entrar no Registro BR e ver se o domínio que você procura está disponível. Você tem duas opções aqui. Pode registrar no próprio Registro BR (R$ 40,00/ano) ou através do serviço de hospedagem que você escolher (foi o que fiz).

2 - Onde hospedar o seu site?

Para que o seu site exista, você precisa hospedá-lo em algum lugar. Se você quer construir uma casa, não basta ter o endereço, você precisa do lote, do local onde ela vai existir. Também é assim com o site.

Existem VÁRIOS serviços de hospedagem por aí. Vale a pena olhar os planos e ver qual encaixa no seu bolso. Muitos lugares fazem promoções se você contratar planos mais longos. O meu por exemplo foi para 4 anos.

No Tudo Sobre Hospedagem de Sites você encontra um ranking maravilhoso com vários desses serviços. Ele é atualizado regularmente, então você pode acompanhar promoções e ficar de olho nos maiores descontos.

Geralmente, cada serviço apresenta vários planos diferentes. Vale prestar atenção nos detalhes do que você está contratando para não ser enganade.

3 - Escolha sua plataforma

Continuando a analogia com a casa, você já tem o endereço e o lote. Agora precisa escolher os construtores. Existem diversas opções e provavelmente você já ouviu falar de algumas dessas:

WixJoomlaWeeblyWordPress.

Muitas vezes, o estilo do site que você quer pode direcionar para alguma dessas plataformas. Por exemplo meu site tem muito texto no formato de blog e mídia, por isso optei pelo WordPress.

Pesquise bastante sobre cada um e veja as opções gratuitas ou premium de cada. Tem muito material na internet comparando as melhores opções do mercado, como o blog da Tooltester.

Depois de escolher o template, você começará a ver seu site tomando forma. Essa é a parte que mais dá trabalho, pois você vai ter que criar todas as páginas do seu site. Não desanima, no final vale a pena!

4 - Deus está nos detalhes (o Diabo também)

Depois de criar as primeiras páginas, você conseguirá publicar o seu site. É aí então que as coisas ficam um pouco mais difíceis. Explico o porquê. Um site é um compilado de centenas de milhares de informações diferentes. Você tem vários plugins e ferramentas que o gerenciam e mais uma infinidade de opções que você pode acrescentar a ele. Vale pesquisar quais são os pulgins indispensáveis para o tipo de site que você quer construir. Mas pense bem, colocar uma penca de plugins pode deixar seu site lento. Vale pesar cada um e ver se você precisa dele. Além disso, pode ser que ele tenha interferência com algum outro e isso derrubar o site. Vai fazendo os testes. E claro, lembra quem eu disse lá no início que seria sua bff? Pois é. Pesquisa muito.

Ter um site é saber que você vai pesquisar pelo resto da vida. É um mar infinito de coisas a aprender, mas você pode focar em uma coisa de cada vez. Pensa em montar seu site. Depois, pesquise sobre SEO, Analytics, ferramentas de e-mail e formulários e por aí vai.

Uma coisa muito importante também é poder contar com suporte para o seu site. Eu não entendo NADA de programação ou da parte mais interna dele. Por isso, foi de fundamental importância quando precisei de ajuda para configurar uns IPS para o recebimento de e-mail. Entrei em contato com a equipe do meu serviço de hospedagem (contratei a Hostinger — me patrocina, vai) e em menos de meia hora, o cara que me atendeu me ajudou passo-a-passo a fazer as configurações que eu precisava. É bom saber que tem alguém pra te ajudar quando o bicho pegar (acredite, isso vai acontecer).

Mas e aí, tanto trabalho valeu a pena?

Valeu. Muito. Esse processo todo levou uns dez dias da minha vida (das 8 às 20h), mas eu consegui deixar o site do jeitinho que eu quero. Ver o número de acessos nele crescendo também é algo que motiva bastante. Agora eu tenho todos os meus livros, serviços, textos e fotos em um lugar só. Se criar um site é algo que você tem vontade, então crie! Dá uma trabalheira, mas vale a pena!

Se você chegou até aqui, me diz se esse texto foi útil pra você e o que você achou do meu site!

Esses são alguns artigos que me ajudaram DEMAIS a montar meu site!

Rock Content  

Hostinger

Resultados Digitais