Começar a escrever não precisa ser difícil

Não entre em pânico

Você acorda um dia com uma ideia na mente e como quem não quer nada pensa:

— Nossa, isso daria uma boa história.

Mas você tem outras coisas pra fazer, não pode parar a sua vida e começar a escrever. Você nem sabe como fazer isso, pra início de conversa.

Os dias passam e a ideia volta. Ela está um pouco mais desenvolvida agora. Você não percebeu, mas ficou trabalhando nela durante esse tempo. A vontade de compartilhar aquilo cresce e você comenta com uma amiga. Ela acha a ideia ótima. Dessa vez, o pensamento que vem está um pouco diferente: e se eu tentar escrever?

Você decide arriscar, se não der certo, tudo bem. Ninguém precisa ficar sabendo. Você se senta na frente do computador e abre o Word/Docs.

— É só escrever, vamos lá — você pensa.

Você encara a página em branco, ela te encara de volta. Você escreve a primeira frase 9 vezes e apaga todas. Na sua cabeça, aquilo não faz sentido; o mais difícil era ter a ideia, não era? Por que colocar para fora estava sendo tão difícil?

Se você se identificou com essa situação, fica comigo até o final que tenho uma notícia maravilhosa pra te dar, mas vamos com calma, sem spoiler.

meme do ratinho dizendo "si acaumi"

Começando pelo começo

Começar a escrever não é fácil. A verdade é essa. Muitas pessoas pensam que é só “sentar e escrever”; que basta abrir o computador e a história se transbordará através dos seus dedos. Quem dera fosse fácil assim.

Escrever é uma arte, isso é verdade, mas nem por isso deixa de ser uma atividade como outra qualquer. Para que alguém a realize com qualidade precisa de três coisas (pelo menos):

  • Prática
  • Técnica
  • Dedicação

A quantidade dessas três varia de pessoa para pessoa e todas estão intimamente ligadas. Quanto mais você pratica, mais você desenvolve técnicas; quanto mais você estuda novas técnicas, mais você melhora a qualidade da sua prática. E bem, você precisa de dedicação para fazer essas duas coisas.

Eu disse no início que começar a escrever não era fácil. Isso é uma meia mentira. Sentar e escrever é o caminho que a maioria das pessoas seguem (foi o que eu fiz). A gente tem uma ideia e quer ver onde isso vai parar. Muitos adolescentes passam por essa etapa: escrevem por anos até conseguirem atingir uma consistência na escrita. Ainda falta técnica, claro, mas já é meio caminho andado.

"Tá, Rafa, mas eu não quero demorar anos para escrever um texto razoável."

É por isso que existe um outro caminho (e como eu queria ter começado minha vida na escrita por ele!). Você não precisa sentar na frente do computador sem saber nada sobre escrita. Acredite, a inspiração não vai surgir do nada e te ajudar a criar um best-seller logo de cara. Deixa eu fazer uma analogia que pode ser bem útil, vem cá.

Imagine que você quer construir uma casa, mas não possui um conhecimento aprofundado no assunto e não quer contratar ninguém para fazer o serviço para você. Você tem duas opções:

  1. você vai com o conhecimento que já tem;
  2. você pede ajuda de alguém para te orientar ou faz um curso.

Acho que é óbvio qual é a melhor opção. Com uma orientação, fica muito mais fácil saber o que fazer, mas mais mais importante: quando fazer.

Por isso eu disse que era difícil começar a escrever. Muitas pessoas que começam a estudar por conta própria se assustam com o volume de informações, dicas e tutorias que jorram na internet. Esse mar de faça isso, não faça aquilo muitas vezes atrapalha se você não sabe qual a direção seguir.

Mas isso pode ser facilmente resolvido, está preparade?

O que você precisa, assim como a pessoa que quer construir a casa, é de uma orientação. Alguém que vai te mostrar, através da experiência delu, um caminho do início ao fim do que fazer.

"Espera, você enrolou esse tempo todo pra falar de mentoria?"

Essa é uma opção. Mentorias são personalizáveis e se adequam à necessidade de cada ume. Porém exigem um investimento médio, consome tempo e você precisa trabalhar com outra pessoa (introvertides sofrem). Se você acha que uma mentoria é o melhor para você, vai fundo! Mas não é disso que estou falando.

Eu sei que nem todes querem ou podem fazer uma mentoria. Por isso, desenvolvi um material que vai pegar você pela mão e te mostrar o básico que você precisa saber para não gastar anos escrevendo e estudando até produzir um texto de qualidade. No Guia de Sobrevivência na Escrita eu compilei anos de estudo sobre escrita criativa para te proporcionar um início mais orgânico e fluido na escrita. O GSE vai ser seu amigo desde antes de você ter a sua ideia até o momento da publicação. Você vai entender mais sobre métodos de planejamento, os tipos de histórias e também os tipos de escritories. Vai saber as etapas pelas quais o livro passa durante o processo de escrita (spoiler, ele não está pronto depois que você termina de escrever!). E isso dentre várias outras coisas.

Eu escrevi o GSE em uma linguagem fluida e cotidiana para que você consiga entender e não fique com sono enquanto lê. São quase cem páginas de conteúdo com muitas dicas, instruções e exercícios de escrita que vão te ajudar a começar a escrever (E ESTUDAR) imediatamente.

Capa do Guia de Sobrevicência na Escrita

Se fosse “só isso tudo” já seria um material completo, mas ainda tem mais. Eu coloquei uma checklist com todos os passos que você precisa prestar atenção na hora de escrever seu livro. Coloquei também um material explicando com detalhes como estruturar a sua história seguindo o método do Floco de Neve (é o que eu uso). Por fim, coloquei um modelo de outline que você pode usar no seu planejamento. Ainda mandei um exemplo do outline dos primeiros capítulos do meu livro de estreia, Filhas de Ninguém.

"Tá, Rafa, mas não tenho dinheiro pra pagar tudo isso!"

Como diz o ratinho do meme ali em cima: si acaumi, si acaumi! Minha ideia é facilitar a sua vida. Sou escritor, sei que não somos ricos (lágrimas rolando). Quero que você tenha um início prazeroso ao escrever o seu livro e não que fique pensando em como me pagar.

Por isso estou disponibilizando o GSE por apenas: 

R$ 57,00!

Sim, eu sei que está barato pelo tanto de conteúdo. E não sou só eu quem diz! Veja o que a autora de Immaculatus e criadora do Garota Bestseller no Instagram disse sobre ele:

"O Rafael foi muito assertivo escrevendo esse guia de escrita. Tem ensinamentos pra todo tipo de escritor: tanto pra quem está começando como pra quem já escreve a algum tempo. É tudo feito com uma linguagem simples e acessível, além de acompanhar exercícios que te ajudam muito a entender cada pauta explicada no guia. É um ebook muito completo, tem coisas que eu não vejo em cursos de escrita caríssimos por ai. Aproveitem a oportunidade!”
imagem da autora Raíssa
Raíssa Selvaticci
Escritora

Espero que meu guia te ajude a tornar esse início de jornada mais simples e menos caótico. Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o GSE, pode me perguntar aqui ou me chamar nas redes sociais.