Dia 21 de outubro de 2022 será um dia duplamente importante para mim. Primeiro, porque é o dia de lançamento do décimo álbum de estúdio da Taylor Swift (só isso já é motivo suficiente para declarar feriado), mas também porque é o dia de lançamento de Depois da Última Página, meu quarto livro. Acho que você consegue imaginar como estou surtando.
Lançar um livro como autor independente não é uma tarefa fácil. Assim, ela pode ser, mas implicaria apenas em upar o livro na Amazon e esperar por um milagre. Em outras palavras: é implorar pelo flop. Como essa não é a minha intenção, fiz todo um planejamento de lançamento estruturado com o que aprendi nos cursos da Garota Bestseller. Montei um calendário de lançamento de 20 dias e tenho produzido material para o Instagram, Tik Tok, Twitter e grupo de WhatsApp para criar o “buzz” em cima do livro. Isso sem contar esse texto que você está lendo. É muito trabalho. Muito mesmo. Por isso, essa é a etapa que menos gosto da etapa de produção do livro. É uma semana na qual fico esgotado (fisica e emocionalmente).
Então porque eu continuo fazendo lançamentos?
Bom, a resposta é bem simples: porque vale a pena.
Este é o meu quarto lançamento. Em todos os outros eu fiz algum esforço para divulgar meus livros. Apesar de exaustivo, é um processo que te ensina MUITO sobre seu próprio livro, mas principalmente sobre sua audiência.
Quando publiquei Filhas de Ninguém, eu tinha cerca de 600 seguidores no Instagram e era isso. Não tinha Twitter, Tik Tok e muito menos um site. Ainda assim, consegui vender alguns e-books. Foi minha estreia como escritor.
Depois, no lançamento de Clara, eu já tinha uma noção do que eu podia ou não fazer. Tinha aumentado um pouco minha audiência e estava caminhando devagar na direção do que eu queria. No lançamento de Filhas do Passado eu tinha acabado de chegar a mil seguidores no Instagram e aquilo foi um marco importante pra mim. Vi que com trabalho árduo as coisas fluíam.
Agora, tenho mais de dois mil seguidores e quase 50 pessoas no grupo de WhatsApp que acompanham mais de perto o meu trabalho. Aos poucos, percebo que está crescendo uma comunidade ao redor do meu trabalho. E isso é incrível. Não tenho palavras para descrever o quanto me deixa feliz e realizado.
A cada livro lançado, mais pessoas chegam, são envolvidas pelas histórias que eu crio e ficam por aqui. Conversam comigo, indicam meus livros e vamos nos conhecendo aos poucos.
A cada lançamento, eu subo alguns degraus na direção de me manter com o meu trabalho na escrita. E eu aprendo muito. Hoje eu já tenho uma estrutura de lançamento na minha mente. Sei de algumas coisas que funcionam muito bem (revelação de capa é sempre algo que as pessoas AMAM) e outras que dependem de mais fatores.
Lançamento de DDUP
O lançamento de Depois da Última Página me ensinou que há muitas pessoas querendo ler as nossas histórias. O desafio é fazer nossos livros chegarem até elas.
Se você é ume escritore e já passou por um lançamento, não desanime se ele não foi como você esperava. Os resultados vêm, eles só demoram um pouco mais do que a gente gostaria. Mas juro pra você, todo o esforço vale a pena quando alguém que você nunca viu aparece na sua DM dizendo que leu seu texto e se envolveu com a história.
Esse é o motivo pelo qual escrevo: quero entreter as pessoas com as minhas histórias. Sim, preciso passar por um lançamento sempre que publico um livro, mas sabe de uma coisa? A cada lançamento vai ficando mais fácil. A gente percebe que não está sozinho, que a cada dia, mais pessoas estão andando ao nosso lado. E unides somos muito mais fortes.
Não vejo a hora de você conhecer meu livro novo. Já marca o dia 21 na sua agenda!
Se você quer sugestão de material para te ajudar no seu lançamento, indico os cursos da Garota Bestseller e o guia de marketing para lançamento da Giu Domingues. Para outras dicas, acompanhe meu perfil no Instagram!